Nintendo Wii

O Wii chega para revolucionar o conceito de videogame tanto no design quanto na maneira de jogar. O modelo clássico de controle permanece, mas a Nintendo apresenta duas novidades inovadoras

Como complemento do Wii Remote a Nintendo lança também o Nunchuk, uma manete (um controle) que capta os movimentos que o jogador faz ao movê-lo, funcionando como uma espécie de mouse aéreo que contará com sistema de vibração e um pequeno alto-falante que emitirá sons mais simples e próximos como o bater da espada ou o som de um tiro, que quando acertarem seus alvos terão os sons emitidos pela TV, isso dá a impressão do movimento da bala/flecha no ambiente.

Em vários games a utilização do Nunchuck acoplado ao Wii Remote será necessária para realizar uma ação específica como mirar ou dar um passe em um jogo de futebol americano com maior precisão, por exemplo. É bom lembrar que tanto o Wii Remote tem características ambidestras, isto é, pode ser adaptado para o uso de jogadores destros ou canhotos. Ninguém fica de fora da diversão.

A manete possui em sua extremidade uma base para que sejam plugados alguns periféricos, entre eles o mais famoso, apelidada de \Nunchuck\, possui 2 botões: em formato gatilho e uma alavanca analógica.

Para que o usuário não tenha que ir até o aparelho para mudar de jogador (player 1, 2, 3 ou 4), existe também a opção de mudá-lo pelo próprio controle. Alguns jogos podem requerer o controle usado horizontalmente.

Vale lembrar também que o controlador do Wii tem notável importância na estratégia da Nintendo para esta nova geração de videogames. O conceito já abordado, de revolução no modo de se jogar, pode ser um fator decisivo na briga da nova geração.

A Nintendo confirmou que usará como midia discos de 12 cm. Sabe-se também que o Nintendo Wii poderá ter dados armazenados em SD cards além de ter também, 512 mb de memória flash e Portas USB. Foi anunciado que a Nintendo lançará no Japão, no ano de 2007, uma versão do Nintendo Wii que vai ler filmes em DVD, na mesma midía dos jogos.

Memória externa principal: 64MB de GDDR3 (velocidade máxima de 4GB/s)

O processador central do Wii, de codinome \Broadway\, foi produzido pela IBM ,usando as arquitecturas Gekko e Flipper.

O processador gráfico, de codinome \Hollywood\, foi produzido pela ATI, este processador permitirá uma resolução de até 480 pixels em formato Wide.

Três sistemas de funcionamento: Apontador, acelerômetros com três eixos, Botão Liga/Desliga, botões, conectividade sem fio, Leds indicadores, Retroalimentação tátil (Rumble), funciona com duas baterias AA alcalinas, porta de expansão para Nunchuck.

Caracterizando um projeto compacto que lhe faça uma adição natural a qualquer instalação da televisão, o console de Wii é branco na cor e pode ser indicado verticalmente ou horizontalmente

O console de Wii comunica-se wireless com o Internet através de IEEE 802.11 ou de um adaptador do LAN do USB 2.0. Wii também pode conectar wireless com o Nintendo DS.


Características:
Processador central de PowerPC (código-nomeado \Broadway\), feito com um processo de 90nm SOI CMOS, tornado conjuntamente com e manufaturado por IBM; GPU tornou-se com ATI.
Freqüência: 729 MHz;
Acesso à memória: 243 MHz, 64 bits (velocidade máxima: 1.9 gigabytes/sec);
Cache de instruções L1 de 32-kilobyte;
Cache de dados L1 de 32-kilobyte (pode ser configurada como scratch pad de 16-kilobyte);
Microprocessor superescalar com seis unidades de execução;
Unidade DMA;
Cache L2 Onboard de 256-kilobyte integrado;
Duas unidades de 32 bits de números inteiros;
Uma unidade de ponto flutuante (FPU, com suporte para 32 e 64 bits);

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário